A Era Pré Debut - SKZ Survival

  Para entrarmos na era pré debut, vamos começar contextualizando lá do início, mas já aviso que é um tópico sensível, então prepare seu coração! Tudo começou em meados de 2017, quando a JYPE decidiu que queria lançar um novo grupo e fez audições internas para definir se seria um grupo de K-Pop feminino ou masculino. 

Nessa época, Bang Chan, nosso atual líder do Stray Kids, estava passando por um momento muito difícil de sua vida, já estava prestes a entrar no seu sétimo ano como trainee e ainda não havia conseguido debutar. Ver seus amigos estreando enquanto ele continuava a treinar, o deixou cada vez mais triste e solitário, um sentimento de ser deixado para trás junto a um vazio o deixavam cada vez mais infeliz e com pensamentos sombrios. Foi então que a oportunidade de tentar novamente fazer sua estreia bateu à sua porta! O JYP permitiu que Chan montasse seu próprio grupo, do zero, ele seria responsável por escolher seus membros, definir posições, criar uma música, coreografia e fazer a primeira apresentação.

Chan começou a buscar seus membros entre os trainees, sua primeira criança foi Han Jisung, que junto a Seo Changbin, já faziam parte do seu grupo rapper desde 2016, o 3RACHA. E foi durante aulas e provas que Bang Chan encontrou seus (inicialmente) 9 membros (contando com ele).

Bang Chan, Woojin, Lee Know, Changbin, Hyunjin, Han, Felix, Seungmin e I.N formaram um grupo que iria disputar contra um grupo feminino (que atualmente algumas integrantes fazem parte do ITZY). Nessa batalha, o grupo de Chan venceu e a partir de então, começou de fato o programa de sobrevivência do Stray Kids, onde eles seriam submetidos a avalições para saberem se realmente poderiam debutar e se seriam todos ou não. Foi a partir desse momento que todos se mudaram para um mesmo dormitório e começaram a morar juntos para facilitar seu trabalho e se entrosarem melhor.

Chan também ficou encarregado de criar o nome e a logo do grupo, além de produzir, compor e dirigir a primeira música deles, Hellevator



Foram longos dias e noites trabalhando incansavelmente junto a seus membros para terem a primeira avaliação do JYP. Eles foram duramente criticados por pontos que ainda estavam falhando. JYP não gostou de Chan ter produzido uma música com um tom tão alto que se assemelhava a de um grupo feminino, embora eles tivessem conseguido atingir tais notas. Lee Know cometeu algumas falhas e JYP pediu para que ele tentasse fazer rap. Ele nunca tinha feito rap antes, então estava extremamente nervoso, mas não hesitou em tentar. Han estava ao seu lado e segurou sua mão enquanto Lee Know cantava, o auxiliando com o ritmo. Por ter a ajuda do amigo, Lee Know se sentiu mais calmo e conseguiu. Foi assim que ganhamos o momento clássico dos MinSung no pré debut, momento esse que até hoje ninguém esquece e que, provavelmente, abriu portas para que se aproximassem tanto. JYP deu uma chance para que todos ensaiassem mais e melhorassem seus pontos fracos.

Um tempo depois, tiveram uma batalha épica na YG Entertainment contra um grupo dessa empresa, o que melhorou suas habilidades, contribuindo para que continuassem as avaliações das próximas etapas. Então, o Stray Kids teve que montar 3 units com 3 membros cada, para apresentarem músicas diferentes.

Chan, Hyunjin e Seungmin apresentaram a música 4419



Woojin, Han e I.N apresentaram a School Life.  



Lee Know, Changbin e Felix apresentaram Glow.



Após as apresentações, alguns membros receberam alertas de que teriam que melhorar se não quisessem ser eliminados. Já Lee Know não teve a mesma sorte e foi eliminado do programa. Foi a primeira vez que perdiam um membro e não podia ter sido mais doloroso e sofrido para todos. Eles se culpavam pela saída do amigo, principalmente Chan por ser o líder, que o abraçou forte e pediu desculpas. Lee Know mandou um vídeo se despedindo e agradecendo aos membros pelos momentos que passaram juntos, ele ainda brincou que talvez tenha errado porque Jisung não estava segurando sua mão como daquela vez. O grupo então teve que buscar forças para se manter firme e focar nas etapas que ainda faltavam.

A próxima avaliação seria durante uma apresentação na rua, para quem estivesse passando por ali, foram chamados alguns artistas para serem jurados ocultos em maio a plateia. E foi assim que YAYAYA foi apresentado pela primeira vez.



Porém, o fato de estarem com um membro a menos ainda era complicado para aceitar e isso fez com que não conseguissem focar 100% nessa etapa. Mais erros ocorreram e mais uma vez tinham o risco de perderem mais um membro. Desta vez, Felix não teve sorte e, como se não bastasse já ter sido julgado anteriormente pelo seu nível de coreano ainda não fluente, ele cometeu um erro na coreografia, o que o levou a ser o segundo eliminado do programa de sobrevivência. Se os meninos já não estavam bem com a primeira eliminação, a segunda deixou tudo pior. Chan continuou se culpando, mas acolheu Felix e prometeu que nunca o deixaria para trás, que ele sempre poderia procurá-lo, o que nos deu outro momento clássico dessa era, a conversa de ChanLix pós eliminação.

A batalha pelo debut, contudo, ainda não havia terminado. A missão final estava próxima, porém, ao acompanhar o desenvolvimento do grupo com apenas 7 membros, JYP percebeu que eles não estavam conseguindo mais ter a mesma sinergia de antes, eles erravam coreografia por esquecer que tinham menos membros, não se concentravam direito, estavam se desentendendo e pondo em risco sua única chance de estrear como Stray Kids. Foi então que JYP resolveu conversar novamente com Lee Know e Felix, lhes dando uma última chance de mostrar que melhoraram nesse meio tempo. Ele apareceu durante um ensaio e fez uma surpresa aos membros, levando os dois para se juntarem a eles e explicando a todos que teriam mais uma chance de trabalharem juntos e tentarem debutar juntos. O que nos leva a mais um momento marcante, o retorno de MinLix!


Na missão final, JYP pediu que fizessem mais apresentações, uma com 7 membros e outra com 9, para que ele pudesse definir sua escolha sobre a formação final do grupo. A apresentação com 7 membros se deu sem Lee Know e Felix e foi apresentada a música Spread My Wings.



Já a apresentação com todos os 9 membros foi com a música Grrr e Hellevator.




Terminadas todas as apresentações, JYP finalmente entendeu que o Stray Kids funcionava melhor com todos os 9 membros, eles agiam como um só quando estavam todos juntos no palco e era isso que ele queria. Foi assim que os meninos conseguiram sua tão sonhada esteia. 



Sendo assim, Stray Kids debutou em 25 de março de 2018, com a música District 9, dando fim a Era Pré Debut e início a uma jornada cheia de obstáculos, mas com enormes conquistas e sucesso!





Curiosidades da Era Pré Debut


  • Quando Han viu Lee Know pela primeira vez, ele se surpreendeu com sua beleza, não acreditava que pudesse existir alguém tão bonito quanto ele mesmo e pediu para Seungmin os apresentar.
  • Han e Hyunjin não se davam bem no início, até que um dia durante um ensaio eles tiveram uma pequena discussão onde Hyunjin disse para Han fazer um rap melhor e Han disse para ele dançar melhor. Mas depois eles começaram a se entender.
  • Han e Seungmin também tiveram uma leve discussão e Han jogou sua carteira em Seungmin, que ficou confuso. Mas depois eles conversaram e se acertaram.
  • Chan era muito duro com os membros no início, queria fazer tudo direito então não era muito de brincadeiras, o que já levou a ter algumas discussões, que também foram logo resolvidas.
  • Em uma partida de Jenga, Changbin teve que dar um beijo na bochecha de Felix, o que o deixou todo alegre e iniciou a brincadeira de que Felix era apaixonado por Changbin.
  • Lee Know incentivou e ajudou bastante Felix a melhorar seu coreano.
  • Hyunjin e I.N estudaram na mesma escola durante um tempo e iam juntos todos os dias.
  • Os membros fizeram uma surpresa e foram para a formatura de Changbin.
  • Han morou um tempo na Malásia e não estudou de forma convencional como os outros, por isso, ele tinha muita dificuldade em sociabilizar com as pessoas, sendo um tanto egoísta, impulsivo e impaciente em sua adolescência. Daí surgiu o "temido Han pré debut", completamente diferente do Hannie que conhecemos hoje!

Comentários